fbpx

No 1º ano articulamos e valorizamos situações lúdicas e experienciais, e fomos criando estratégias de sistematização regular das aprendizagens para que as crianças estabelecessem novas relações com os fenômenos vividos. Agora, torna-se necessário o aprofundamento do ato de ler e escrever que não se restringe a saber enunciar e juntar letras, ou seja, utilizar-se de símbolos e signos do nosso alfabeto para formar palavras aleatórias que muitas vezes não têm significado para a criança. Como refere SOARES (2013, p. 16) a alfabetização, além de representar fonemas (sons) em grafemas (letras), no caso da escrita, e representar os grafemas (letras) em fonemas (sons), no caso da leitura, os aprendizes precisam, para além da simples codificação/decodificação de símbolos e caracteres, passar por um processo de “compreensão/expressão de significados do código escrito”.

Esse processo de compreensão/expressão de significados do código escrito abre um mundo novo às crianças/alunos, cria novas formas de se relacionarem com os outros, consigo próprias, cria novas possibilidades de observar e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de contestá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos (BNCC). No CIEIC acrediatamos que a progressão do conhecimento decorre naturalmente pela consolidação das aprendizagens quando vividas com intensidade, pela ampliação de práticas de linguagem que vão sistematicamente se complexificando. Assim, novos saberes surgem quer por curiosidade dos alunos, quer por estimulos de seus professores e de ferramentas/instrumentos que têm sempre ao seu dispor: livros de literatura, enciclopédias, revistas, tecnologia, informática, materiais para experiências, desafios matemáticos, entre outros.

Visando à formação completa do cidadão, valorizamos uma aprendizagem com projetos, numa perspetiva transdisciplinar e interdisciplinar, pautada em princípios éticos, estéticos e políticos onde a inserção de recursos tecnológicos variados surgem como mais um dos instrumentos de acesso a novos conhecimentos.


Organização Curricular do Ensino Fundamental:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • História
  • Geografia
  • Língua Inglesa
  • Artes Plásticas
  • Xadrez
  • Educação Física- Natação e Iniciação Desportiva.



Mapas de Conteúdo 2º Ano

      Download Mapas de Conteúdo Arte (pdf)
      Download Mapas de Conteúdo Ciências (pdf)
      Download Mapas de Conteúdo Geografia (pdf)
      Download Mapas de Conteúdo História (pdf)
      Download Mapas de Conteúdo Língua Portuguesa (pdf)
      Download Mapas de Conteúdo Matemática (pdf)


Projetos Bimestrais Uno Internacional 2º Ano
      Download Projetos (pdf)


Lista de material individual e de Livros 2019 - 2º Ano
      Download Lista de Material (pdf)


Calendário de 2019
      Download Calendário (pdf)